sábado, 1 de agosto de 2015

Ética e Progresso - Ethics and Progress








  • Ética e Progresso


  • Assim como o organismo humano e o organismo animal estão sujeitos a doenças, muitas vezes incuráveis e dolorosas, também o organismo social adoece em pequena ou grande escala. Por isso mesmo, há uma disciplina que se ocupa justamente das doenças da sociedade: a Patologia Social. É matéria, principalmente, do interesse dos sociólogos, antropólogos e especialistas em Psicologia Social.

    Mas, não se deve estabelecer analogia entre as doenças da sociedade e as doenças do ser humano, individualmente, como já se fez noutros tempos. Sim, noutros tempos, porque havia em determinados círculos intelectuais, a bem dizer no apogeu da concepção positivista, a ideia de que os fenômenos sociais têm correspondência com os fenômenos biológicos. Então, as doenças do indivíduo e as da sociedade poderiam ser consideradas analogicamente. E não faz mal lembrar que, por influência desse pensamento, a Psicologia ficou “enquadrada” na Biologia por muito tempo, tendo-se tornado ciência autônoma à custa de muita discussão e, assim, pela força mesma das coisas.

    É certo que a sociedade, com os seus desequilíbrios, concorre muito para que indivíduos e grupos adoeçam. Vive-se, hoje, por exemplo, em constante estado de tensão, porque a maioria está ficando cada vez preocupada com a poluição nos grandes centros urbanos, a “disparada” do custo de vida, a insegurança nas ruas, nos ônibus, no trabalho e até mesmo dentro de casa, onde cada qual deveria ter o seu refúgio tranquilo, depois da luta cotidiana do ganha-pão.

    Alguém já disse que estamos sob uma “civilização do medo”. Realmente. Tem-se medo de tudo, hoje em dia, porque os perigos acompanham os passos de todos, homens e mulheres, moços e velhos. É inevitável, pois, que a repercussão da própria inquietação social provoque abalos emocionais muito profundos na vida pessoal e abra caminho para neuroses, distúrbios cardíacos, formação de úlceras etc. E se o elemento humano já está um pouco predisposto, obviamente ainda será mais rápido o efeito da conjuntura social, cujos atritos afetam o sistema nervoso de muita gente. Todavia, pelo que se pode colher através de estudos divulgados atualmente, até certo ponto há uma relação entre a patologia social e a patologia individual.

    As “doenças da sociedade”, como dizem alguns observadores, não podem ser equiparadas indiscriminadamente às doenças do homem em si mesmo, uma vez que os mecanismos biológicos são de natureza diferente da natureza dos mecanismos que acionam os processos sociais. Já se cometeu esse engano anteriormente — convém dizer de novo — porém, hoje os estudos sociais têm uma visão muito mais lúcida e desenvolvida a respeito das relações do ser humano com o meio social.

    O que existe, entretanto, e é justamente o que nos interessa, é a influência das tensões sociais no psiquismo individual, por causa dos traumas e dos abalos emocionais a cada hora. As notícias de tragédias, roubos, assaltos, suicídios, desfalques vultosos, assim como de perseguições e pressões políticas, muitas vezes exploradas com ênfase na TV ou nas manchetes, sensibilizam imediatamente e causam transtornos profundos em muitas pessoas. É o ônus que se paga ao desenvolvimento tecnológico da comunicação. Por isso mesmo, há pessoas que resolveram desligar-se de tudo e não tomar conhecimento de notícias, justamente para que não sejam emocionalmente envolvidas.

    Ainda que seja discutível a designação de patologia social para os que não veem propriedade nessa expressão, verdade é que a sociedade tem aspectos negativos ou doentios. E uma sociedade cujas crônicas se enchem diariamente de crimes, violências e degradação moral não é realmente uma sociedade doente?

    O fenômeno, infelizmente, não está configurado entre as fronteiras de um país, pois é de ordem geral. Se existe, de fato, um aspecto doentio na sociedade, e não seria possível fechar os olhos à evidência, pois os tumores e as chagas sociais são ostensivas e deprimentes, precisamos alargar a nossa ótica e observar também o aspecto sadio, isto é, o que vemos de grande e humanitário em todas as latitudes da paisagem social.

    Ao lado da miséria material e da miséria moral, tanto quanto do egoísmo e da velhacaria ou da desumanidade e do vício, que corrompe e degrada, estão os belos e edificantes exemplos de amor e renúncia, dedicação e dignidade, contrabalançando a onda de ódio e decadência moral. Há muita gente trabalhando de corpo e alma em benefício do próximo, desinteressadamente; muita gente, afinal, que está curando as feridas da alma nos organismos individuais para curar as feridas do organismo social. Neste particular, a ação espírita está desempenhando um papel dos mais positivos.

    Estão aí, à vista de todos, as obras de assistência à infância e à velhice, obra criada e sustentada com amor, acima dos próprios interesses pessoais em muitos casos. O trabalho de reerguimento espiritual e de socorro material realizado por equipes espíritas nos ambientes mais obscuros da sociedade, assim como nas prisões e nos pontos mais afastados dos centros asfaltados, é um esforço persistente e desprendido em benefício da própria coletividade.

    Não se trata apenas de dar o pão para o corpo ou vestir os maltrapilhos, que inspiram piedade, pois é preciso, indispensavelmente, esclarecer e educar a criatura humana, ajuda-la a reerguer-se conscientemente pelo conhecimento e pelo amor. Pois é exatamente o que faz o elemento espirita.

    Sempre que se consegue retirar o homem do antro do crime e do vicio, reintegrando-o na convivência pacífica e honesta, naturalmente se dá um passo a mais na eliminação das feridas que sangram na sociedade.

    Neste grande trabalho, muitas vezes anônimo, se engajam obreiros de diversos credos, como também pessoas vinculadas a vários movimentos, religiosos ou não. Tem, aí, o movimento espírita uma posição relevante, justamente porque vem realizando cada vez mais um trabalho constante de educação, assistência e reerguimento espiritual, sem o que não haverá melhoramento do homem em termos profundos.

    Seria difícil firmar um diagnóstico exato dos males sociais. Cada qual encara os problemas por um prisma, de acordo com a sua formação e suas inclinações. Há um ponto, entretanto, em que a inteligência das mais argutas e desapaixonadas pensa de um modo convergente: a sociedade ressente-se profundamente da falta de valores éticos. Daí resulta o acentuado e espantoso descompasso entre o desenvolvimento material e o adiantamento espiritual.

    O mundo dos negócios, em grande parte, está mais voltado para o êxito imediato sem a preocupação de saber o que deve e o que não deve ser lícito. A ética fica inteiramente fora de cogitações em muitos casos. É natural que haja o aceleramento econômico, como é natural e necessário que se enriqueça o aparelhamento tecnológico, mas também é necessário, senão indispensável, que não se despreze o lado ético das transações.

    Deve haver um ponto de limite moral nas ambições humanas. Por isso mesmo é que alguns pensadores notam a flagrante falta de ética e acham, com razão, que a sociedade está sofrendo graves consequências por causa do contraste entre as realizações materiais, inegavelmente impressionantes, e os padrões de moralidade na vida particular e na vida social.

    Albert Schweitzer, o homem que, deixando as comodidades da chamada “grande civilização”, foi para a África longínqua, onde realizou verdadeiro apostolado entre populações pobres e atrasadas. Desconfiava muito da cultura exterior, justamente porque, como pensador e humanista, médico e homem de grande coração, sentia que a falta de ética estava ameaçando o destino da civilização. Seria um visionário? Ou seria Schweitzer muito mais realista do que certos homens práticos, para os quais somente os valores utilitários e o poder das técnicas têm significação na vida humana?...

    E as doenças da sociedade, em grande parte, não decorrem exatamente da ausência de moralidade ou de respeito ao escrúpulo e ao foro da consciência, sede da Lei Moral, como ensina a Doutrina Espírita? Claro que Schweitzer não era um sonhador, mas um observador da realidade humana.

    Pois bem, há mais de um século — é bom que muita gente saiba disto — a Doutrina Espírita já se pronunciava sobre este problema, como que antevendo a situação de hoje. Recorramos apenas à questão 785, de “O Livro dos Espíritos”: Há duas espécies de progresso, que se apoiam mutuamente e que, entretanto, não marcham em paralelo: o progresso intelectual e o progresso moral. O equilíbrio entre as duas ordens de progresso é questão de tempo, ainda segundo o ensino espírita.

    Já houve muito progresso, inegavelmente, nas instituições, nas ciências, e assim por diante, o que, aliás, está previsto no mesmo texto espírita, porém os acontecimentos deste meio século se sucedem de tal forma e com tanta agressividade que exigem mais reflexão a respeito dos padrões de ética para evitar, tanto quanto possível, maior descalabro social.

    Todos os movimentos preocupados com os problemas espirituais, embora não se descuidem dos problemas terrenos, devem empregar a inteligência, a criatividade e o verdadeiro espírito de serviço na cruzada de educação do homem, mas uma forma de educação capaz de penetrar-lhe o mundo íntimo e despertá-lo ainda em tempo.

    Neste campo, sem a menor dúvida, muito mais ainda será pedido ao movimento espírita; pois uma Doutrina que explica a sobrevivência após a morte com o testemunho dos fatos; uma Doutrina que nos fala da justiça divina sem castigos eternos, mas à luz de uma filosofia que infunde esperança e coragem, com apoio da reencarnação; uma Doutrina, enfim, que nos mostra o próprio Evangelho aplicado à vida em todas as circunstâncias tem muito o que oferecer à sociedade como remédio para as feridas que se abrem de alto a baixo, em todos os níveis.

    Escreve: Deolindo Amorim


    Fonte: Revista “Aurora”, agosto de 1982, págs. 4 e 5, ano IV, nº 9 – Duque de Caxias-RJ.


    Deolindo Amorim nasceu na Bahia em 23 de janeiro de 1906 e desencarnou no Rio de Janeiro, em 24 de abril de 1984. É considerado, ao lado de Carlos Imbassahy e Herculano Pires, um dos maiores pensadores espíritas do Brasil. Jornalista, sociólogo, escritor espírita de estilo professoral, extremamente didático e elegante, Deolindo foi um dos maiores divulgadores do Espiritismo como cultura e voltado para a análise de questões da atualidade. Fundou o Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB), foi um dos idealizadores da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores Espíritas (Abrajee) e graças ao seu empenho, em conjunto com a Liga Espírita do Brasil, realizou-se no Rio de Janeiro, em 1949, o II Congresso Espírita Pan-Americano.
    Obras: Espiritismo e Criminologia; O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas; Africanismo e Espiritismo; O Espiritismo e os Problemas Humanos; Ideias e Reminiscências Espíritas; Allan Kardec, o Homem e o Meio, dentre outras.



    Ethics and Progress


    As the human body and the animal body are subject to diseases incurable and often painful, also the social organism ill small or large scale. Therefore, there is a discipline that just deals with society's diseases: Social Pathology. It is a matter primarily of interest to sociologists, anthropologists and experts in Social Psychology.

    But one should not establish an analogy between the ills of society and diseases of human beings, individually, as has been done in other times. Yes, in other times, because there was in certain intellectual circles, so to speak at the height of the positivist conception, the idea that social phenomena have correspondence with biological phenomena. Then, the individual diseases and the society could be considered similarly. And it does not hurt to remember that, under the influence of this thinking, psychology was "framed" in biology for a long time, having become autonomous science at the expense of much discussion and thus the strength of the same things.

    It is true that society, with its imbalances contributes much to get sick individuals and groups. , Is now live, for example, in a constant state of tension, because the majority is becoming concerned about the pollution in large urban centers, the "skyrocketing" cost of living, insecurity in the streets, on buses, at work and even indoors, where everyone should have a tranquil haven after the daily struggle of the breadwinner.

    Someone has said that we are under a "civilization of fear." Really. It has been afraid of everything today, because the dangers accompanying the footsteps of all men and women, young and old. It is inevitable, therefore, that the impact of one's social unrest causes very deep emotional upheavals in his personal life and pave the way for neuroses, cardiac disorders, ulcers training etc. And if the human element is already a bit biased, obviously still be faster the effect of social environment, whose friction affect the nervous system of many people. However, you can harvest the through current studies disclosed, to some extent there is a relationship between the social pathology and the individual condition.

    "Diseases of society," as some observers can not be treated indiscriminately to man's disease in itself, since the biological mechanisms are different in nature from the nature of the mechanisms that trigger social processes. Already made that mistake before - it must be said again - but today social studies have a much clearer vision and developed about the relationship between human beings and the social environment.

    What does exist, however, and it is precisely what interests us is the influence of social tensions in the individual psyche, because of traumas and emotional shocks every hour. The news of tragedies, robberies, assaults, suicides, bulky embezzlement, as well as persecution and political pressures often explored with emphasis on TV or in the news, immediately sensitize and cause profound disorders in many people. It is the burden that is paid to the technological development of communication. Therefore, there are people who decided to get away from it all and take no notice of news, precisely so that they are not emotionally involved.

    Although it is debatable social pathology designation for those who do not see that property expression, truth is that society has negative or unhealthy aspects. And a society whose chronicles are filled daily crimes, violence and moral degradation is not really a sick society?

    The phenomenon is sadly not set between the borders of a country, it is of a general nature. If there is in fact an unhealthy aspect of society, and it would not close their eyes to the evidence because the tumors and social wounds are overt and depressing, we need to broaden our view and also noted the healthy aspect, that is, we see large and humanitarian at all latitudes of the social landscape.

    Beside the material misery and moral misery as much as selfishness and trickery or inhumanity and vice, that corrupts and degrades, are the beautiful and edifying examples of love and renunciation, dedication and dignity, counteracting the wave of hatred and moral decay. There are many people working in body and soul for the benefit of others, selflessly; many people, after all, that is healing the wounds of the soul in individual organisms to heal the wounds of the social organism. In this regard, the spiritual action is playing a role of the most positive.

    Are there for all to see, the service works to childhood and old age, work created and sustained in love, above own personal interests in many cases. The work of spiritual uplifting and relief items held by spiritualists teams in the darkest environments of society, as well as in prisons and farthest points of asphalted centers, is a persistent and unselfish effort for the benefit of their own community.

    It is not just to give the bread to the body or clothe the ragged, that inspire pity because we must indispensably clarify and educate the human being, help her to rebuild consciously by knowledge and love. This is exactly what makes the spiritualist element.

    Where can remove the man's den of crime and addiction, reintegrating it in the peaceful and honest living, naturally takes a further step in eliminating the wounds that bleed in society.

    In this great work, often anonymous, engage workers of various faiths, as well as persons linked to various movements, religious or not. It has, then, the spiritual movement an important position, precisely because has been conducting increasingly steady work education, assistance and spiritual uplifting, without which there will be no man's improvement in profound terms.

    It would be difficult to establish an accurate diagnosis of social ills. Each faces problems through a prism, according to their training and their inclinations. There is a point, however, where the intelligence of the most shrewd and dispassionate think of a convergent way: society was deeply resents the lack of ethical values. It follows the sharp and frightening gap between material development and spiritual progress.

    The business world, in large part, is more focused on the immediate success without the worry of knowing what should and what should not be lawful. Ethics is entirely out of the question in many cases. It is natural that there is economic hustling, as is natural and necessary to enrich the technological equipment, but it is also necessary, if not essential, that does not despise the ethical side of the transactions.

    There must be a moral compass point in human ambitions. So it is that some thinkers note the blatant lack of ethics and think, rightly, that society is suffering serious consequences because of the contrast between the material achievements undeniably impressive, and the standards of morality in private life and social life .

    Albert Schweitzer, the man, leaving the call facilities "great civilization", went to faraway Africa, where he held true apostolate among poor and backward peoples. Very suspicious of foreign culture, precisely because, as a thinker and humanist, doctor and big-hearted man, he felt that the lack of ethics was threatening the fate of civilization. It would be a visionary? Or was Schweitzer much more realistic than certain practical men, for which only the utilitarian values ​​and the power of techniques have significance in human life? ...

    And the ills of society, largely do not stem just the absence of morality or respect for scruples and venue of consciousness, headquarters of the moral law as taught the Doctrine? Of course, Schweitzer was not a dreamer, but an observer of human reality.

    Well, for over a century - it is good that a lot of people know this - the Doctrine already spoke about this issue, as if anticipating the situation today. Recourse only to the question 785 of "The Spirits' Book": There are two kinds of progress that are mutually supportive and that, however, did not march in parallel: the intellectual progress and moral progress. The balance between the two orders progress is a matter of time, according to the spiritualist school.

    There have been a lot of progress, undeniably, institutions, science, and so on, which, incidentally, is provided in spiritualist text, but the events of this half century succeed so and so aggressively that require more reflection respect for ethical standards to avoid as much as possible, greater social debacle.

    All movements concerned with spiritual problems, though not neglect the earthly problems, one must use intelligence, creativity and the true spirit of service in man's education crusade, but a form of education able to penetrate his inner world and wake him just in time.

    In this field, no doubt, much more still will be asked to spiritual movement; because a doctrine which explains the survival after death with the testimony of the facts; Doctrine one who speaks to us of divine justice without eternal punishment, but the light of a philosophy that infuses hope and courage, with the support of reincarnation; one Doctrine, finally, that shows us the very Gospel applied to life in all circumstances have a lot to offer society as a remedy for the wounds that open from top to bottom, at all levels.

    Writes: Deolindo Amorim


    Source: Magazine "Aurora", August 1982, pp. 4:05, Year IV, No. 9 - Duque de Caxias-RJ.


    Deolindo Amorim was born in Bahia on January 23, 1906 and passed away in Rio de Janeiro on 24 April 1984. It is considered, alongside Carlos Imbassahy and Herculano Pires, a leading spiritualist thinkers of Brazil. Journalist, sociologist, spiritualist writer professorial style, extremely didactic and elegant, Deolindo was one of the biggest promoters of Spiritualism as culture and focused on current affairs analysis. He founded the Institute of Spiritist Culture of Brazil (ICEB), was one of the founders of the Association of Journalists and Writers Spiritualists (Abrajee) and thanks to its efforts, together with the Spiritualist League of Brazil was held in Rio de Janeiro, in 1949, the Spiritualist II Pan American Congress.
    Works: Spiritualism and Criminology; Spiritualism and the Spiritualists Doctrines; Africanism and Spiritualism; Spiritualism and Human Problems; Ideas and Reminiscences Spiritualists; Allan Kardec, the Man and the Environment, among others.

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