segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O EGOÍSMO E O ORGULHO - EGOISM AND PRIDE


O EGOÍSMO E O ORGULHO

Suas causas, seus efeitos e os meios de destruí-los.

É bem sabido que a maior parte das misérias da vida tem origem no egoísmo dos homens. Desde que cada um pensa em si antes de pensar nos outros e cogita antes de tudo de satisfazer aos seus desejos, cada um naturalmente cuida de proporcionar a si mesmo essa satisfação, a todo custo, e sacrifica sem escrúpulo os interesses alheios, assim nas mais insignificantes coisas, como nas maiores, tanto de ordem moral, quanto de ordem material. Daí todos os antagonismos sociais, todas as lutas, todos os conflitos e todas as misérias, visto que cada um só trata de despojar o seu próximo.

O egoísmo, por sua vez, se origina do orgulho. A exaltação da personalidade leva o homem a considerar-se acima dos outros.

Julgando-se com direitos superiores, melindra-se com o que quer que, a seu ver, constitua ofensa a seus direitos. A importância que, por orgulho, atribui à sua pessoa, naturalmente o torna egoísta.

O egoísmo e o orgulho nascem de um sentimento natural: o instinto de conservação. Todos os instintos têm sua razão de ser e sua utilidade, porquanto Deus nada pode ter feito inútil. Ele não criou o mal; o homem é quem o produz, abusando dos dons de Deus, em virtude do seu livre-arbítrio. Contido em justos limites, aquele sentimento é bom em si mesmo. A exageração é o que o torna mau e pernicioso. O mesmo acontece com todas as paixões que o homem frequentemente desvia do seu objetivo providencial. Ele não foi criado egoísta, nem orgulhoso por Deus, que o criou simples e ignorante; o homem é que se fez egoísta e orgulhoso, exagerando o instinto que Deus lhe outorgou para sua conservação.

Não podem os homens ser felizes, se não viverem em paz, isto é, se não os animar um sentimento de benevolência, de indulgência e de condescendência recíprocas; numa palavra: enquanto procurarem esmagar-se uns aos outros. A caridade e a fraternidade resumem todas as condições e todos os deveres sociais; uma e outra, porém, pressupõem a abnegação. Ora, a abnegação é incompatível com o egoísmo e o orgulho; logo, com esses vícios, não é possível a verdadeira fraternidade, nem, por conseguinte, igualdade, nem liberdade, dado que o egoísta e o orgulhoso querem tudo para si.

Eles serão sempre os vermes roedores de todas as instituições progressistas; enquanto dominarem, ruirão aos seus golpes os mais generosos sistemas sociais, os mais sabiamente combinados. É belo, sem dúvida, proclamar-se o reinado da fraternidade, mas, para que fazê-lo, se uma causa destrutiva existe? Ë edificar em terreno movediço; o mesmo fora decretar a saúde numa região malsã. Em tal região, para que os homens passem bem, não bastará se mandem médicos, pois que estes morrerão como os outros; insta destruir as causas da insalubridade. Para que os homens vivam na Terra como irmãos, não basta se lhes deem lições de moral; importa destruir as causas de antagonismo, atacar a raiz do mal: o orgulho e o egoísmo.

Essa a chaga sobre a qual deve concentrar-se toda a atenção dos que desejem seriamente o bem da Humanidade. Enquanto subsistir semelhante obstáculo, eles verão paralisados todos os seus esforços, não só por uma resistência de inércia, como também por uma força ativa que trabalhará incessantemente no sentido de destruir a obra que empreendam, por isso que toda ideia grande, generosa e emancipadora, arruína as pretensões pessoais.

Impossível, dir-se-á, destruir o orgulho e o egoísmo, porque são vícios inerentes à espécie humana. Se fosse assim, houvéramos de desesperar de. todo progresso moral; entretanto, desde que se considere o homem nas diferentes épocas transcorridas, não há negar que evidente progresso se efetuou. Ora, se ele progrediu, ainda naturalmente progredirá. Por outro lado, não se encontrará homem nenhum sem orgulho, nem egoísmo? Não se veem, ao contrário, criaturas de índole generosa, em quem parecem inatos os sentimentos do amor ao próximo, da humildade, do devotamento e da abnegação?

O número delas, positivamente, é maior do que o dos egoístas; se assim não fosse, não seriam estes últimos os fautores da lei. Há muito mais criaturas dessas do que se pensa e, se parecem tão pouco numerosas, é porque o orgulho se põe em evidência, ao passo que a virtude modesta se conserva na obscuridade.

Se, portanto, o orgulho e o egoísmo se contassem entre as condições necessárias da Humanidade, como a da alimentação para sustento da vida, não haveria exceções. O ponto essencial, pois, é conseguir que a exceção passe a constituir regra; para isso, trata-se, antes de tudo, de destruir as causas que produzem e entretêm o mal.

Dessas causas, a principal reside evidentemente na ideia falsa que o homem faz da sua natureza, do seu passado e do seu futuro. Por não saber donde vem, ele se crê mais do que é; e não sabendo para onde vai, concentra na vida terrena todo o seu pensar; acha-a tão agradável, quanto possível; anseia por todas as satisfações, por todos os gozos; essa a razão por que atropela sem escrúpulo o seu semelhante, se este lhe opõe alguma dificuldade. Mas, para isso, é preciso que ele predomine; a igualdade daria, a outros, direitos que ele só quer para si; a fraternidade lhe imporia sacrifícios em detrimento do seu bem-estar; a liberdade também ele só a quer para si e somente a concede aos outros quando não lhe fira de modo algum as prerrogativas. Alimentando todos as mesmas pretensões, têm resultado os perpétuos conflitos que os levam a pagar bem caro os raros gozos que logram obter.

Identifique-se o homem cem a vida futura e completamente mudará a sua maneira de ver, como a do indivíduo que apenas por poucas horas haja de permanecer numa habitação má e que sabe que, ao sair, terá outra, magnífica, para o resto de seus dias.

A importância da vida presente, tão triste, tão curta, tão efêmera, se apaga, para ele, ante o esplendor do futuro infinito que se lhe desdobra às vistas. A consequência natural e lógica dessa certeza é sacrificar o homem um presente fugidio a um porvir duradouro, ao passo que antes ele tudo sacrificava ao presente. Tomando por objetivo a vida futura, pouco lhe importa estar um pouco mais ou um pouco menos nesta outra; os interesses mundanos passam a ser o acessório, em vez de ser o principal; ele trabalha no presente com o fito de assegurar a sua posição no futuro, tanto mais quando sabe em que condições poderá ser feliz.

Pelo que toca aos interesses terrenos, podem os humanos criar-lhe obstáculos: ele tem que os afastar e se torna egoísta pela força mesma das coisas. Se lançar os olhos para o alto, para uma felicidade a que ninguém pode obstar, interesse nenhum se lhe deparará em oprimir a quem quer que seja e o egoísmo se lhe torna carente de objeto. Todavia, restará o estimulante do orgulho.

A causa do orgulho está na crença, em que o homem se firma, da sua superioridade individual. Ainda ai se faz sentir a influência da concentração dos pensamentos sobre a vida corpórea. Naquele que nada vê adiante de si, atrás de si, nem acima de si, o sentimento da personalidade sobrepuja e o orgulho fica sem contrapeso.

A incredulidade não só carece de meios para combater o orgulho, como o estimula e lhe dá razão, negando a existência de um poder superior à Humanidade. O incrédulo apenas crê em si mesmo; é, pois, natural que tenha orgulho. Enquanto que, nos golpes que o atingem, unicamente vê uma obra do acaso e se ergue para combatê-la, aquele que tem fé percebe a mão de Deus e se submete. Crer em Deus e na vida futura é, conseguintemente, a primeira condição para moderar o orgulho; porém, não basta. Juntamente com o futuro, é necessário ver o passado, para fazer ideia exata do presente.

Para que o orgulhoso deixe de crer na sua superioridade, cumpre se lhe prove que ele não é mais do que os outros e que estes são tanto quanto ele; que a igualdade é um fato e não apenas uma bela teoria filosófica; que estas verdades ressaltam da preexistência da alma e da reencarnação.

Sem a preexistência da alma, o homem é induzido a acreditar que Deus, dado creia em Deus, lhe conferiu vantagens excepcionais; quando não crê em Deus, rende graças ao acaso e ao seu próprio mérito. Iniciando-o na vida anterior da alma, a preexistência lhe ensina a distinguir, da vida corporal, transitória, a vida espiritual, infinita; ele fica sabendo que as almas saem todas iguais das mãos do Criador; que todas têm o mesmo ponto de partida e a mesma finalidade, que todas hão de alcançar, em mais ou menos tempo, conforme os esforços que empreguem; que ele próprio não chegou a ser o que é, senão depois de haver, por longo tempo e penosamente, vegetado, como os outros, nos degraus inferiores da evolução; que, entre os mais atrasados e os mais adiantados, não há senão uma questão de tempo; que as vantagens do nascimento são puramente corpóreas e independem do Espírito; que o simples proletário pode, noutra existência, nascer num trono e o maior potentado renascer proletário.

Se levar em conta unicamente a vida planetária, ele vê apenas as desigualdades sociais do momento, que são as que o impressionam; se, porém, deitar os olhos sobre o conjunto da vida do Espírito, sobre o passado e o futuro, desde o ponto de partida até o de chegada, aquelas desigualdades somem e ele reconhece que Deus nenhuma vantagem concedeu a qualquer de seus filhos em prejuízo dos outros; que deu parte igual a todos e não aplanou o caminho mais para uns do que para outros; que o que se apresenta menos adiantado do que ele na Terra pode tomar-lhe a dianteira, se trabalhar mais do que ele por aperfeiçoar-se; reconhecerá, finalmente, que, nenhum chegando ao termo senão por seus esforços, o princípio da igualdade é um princípio de justiça e uma lei da Natureza, perante a qual cai o orgulho do privilégio.

Provando que os Espíritos podem renascer em diferentes condições sociais, quer por expiação, quer por provação, a reencarnação ensina que, naquele a quem tratamos com desdém, pode estar um que foi nosso superior ou nosso igual noutra existência, um. amigo ou um parente. Se o soubesse, o que com ele se defronta o trataria com atenções, mas, nesse caso, nenhum mérito teria; por outro lado, se soubesse que o seu amigo atual foi seu inimigo, seu servo ou seu escravo, sem dúvida o repeliria. Ora, não quis Deus que fosse assim, pelo que lançou um véu sobre o passado. Deste modo, o homem é levado a ver, em todos, irmãos seus e seus iguais, donde uma base natural para a fraternidade; sabendo que pode ser tratado como haja tratado os outros, a caridade se lhe torna um dever e uma necessidade fundados na própria Natureza.

Jesus assentou o princípio da caridade, da igualdade e da fraternidade, fazendo dele uma condição expressa para a salvação; mas, estava reservado à terceira manifestação da vontade de Deus, ao Espiritismo, pelo conhecimento que faculta da vida espiritual, pelos novos horizontes que desvenda e pelas leis que revela, sancionar esse princípio, provando que ele não encerra uma simples doutrina moral, mas uma lei da Natureza que o homem tem o máximo interesse em praticar. Ora, ele a praticará desde que, deixando de encarar o presente como o começo e o flui, compreenda a solidariedade que existe entre o presente, o passado e o futuro. No campo imenso do infinito, que o Espiritismo lhe faz entrever, anula-se a sua importância capital e ele percebe que, por si só, nada vale e nada é; que todos têm necessidade uns dos outros e que uns não são mais do que os outros: duplo golpe, no seu egoísmo e no seu orgulho.

Mas, para isso, é-lhe necessária a fé, sem a qual permanecerá na rotina do presente, não a fé cega, que foge à luz, restringe as ideias e, em consequência, alimenta o egoísmo. É-lhe necessária a fé inteligente, racional, que procura a claridade e não as trevas, que ousadamente rasga o véu dos mistérios e alarga o horizonte. Essa fé, elemento básico de todo progresso, é que o Espiritismo lhe proporciona, fé robusta, porque assente na experiência e nos fatos, porque lhe fornece provas palpáveis da imortalidade da sua alma, lhe mostra donde ele vem, para onde vai e por que está na Terra e, finalmente, lhe firma as ideias, ainda incertas, sobre o seu. passado e sobre o seu futuro.

Uma vez que haja entrado decisivamente por esse caminho, já não tendo o que os incite, o egoísmo e o orgulho se extinguirão pouco a pouco, por falta de objetivo e de alimento, e todas as relações sociais se modificarão sob o influxo da caridade e da fraternidade bem compreendidas.

Poderá isso dar-se por efeito de brusca mudança? Não, fora impossível: nada se opera bruscamente em a Natureza; jamais a saúde volta de súbito a um enfermo; entre a enfermidade e a saúde, há sempre a convalescença. Não pode o homem mudar instantaneamente o seu ponto de vista e volver da Terra para o céu o olhar; o infinito o confunde e deslumbra; ele precisa de tempo para assimilar as novas ideias.

O Espiritismo é, sem contradita, o mais poderoso elemento de moralização, porque mina pela base o egoísmo e o orgulho, facultando um ponto de apoio à moral. Há feito milagres de conversão; é certo que ainda são apenas curas individuais e não raro parciais. O que, porém, ele há produzido com relação a indivíduos constitui penhor do que produzirá um dia sobre as massas. Não lhe é possível arrancar de um só golpe as ervas daninhas. Ele dá a fé e a fé é a boa semente, mas mister se faz que ela tenha tempo de germinar e de frutificar, razão por que nem todos os espíritas já são perfeitos.

Ele tomou o homem em meio da vida, no fogo das paixões, em plena força dos preconceitos e se, em tais circunstâncias, operou prodígios, que não será quando o tomar ao nascer, ainda virgem de todas as impressões malsãs; quando a criatura sugar com o leite a caridade e tiver a fraternidade a embala-lo; quando, enfim, toda uma geração for educada e alimentada com ideias que a razão, desenvolvendo-se, fortalecerá, em vez de falsear? Sob o domínio destas ideias, a cimentarem a fé comum a todos, não mais esbarrando o progresso no egoísmo e no orgulho, as instituições se reformarão por si mesmas e a Humanidade avançará rapidamente para os destinos que lhe estão prometidos na Terra, aguardando os do céu.

(Do livro "Obras Póstumas", 38, Allan Kardec)


Fonte: Instituto André Luiz
Tradução para a língua Inglesa: Luiz Carlos Costa (Mantedor do Blog Amor Fraternal)



EGOISM AND PRIDE

Its causes, its effects and the means to destroy them.

It is well known that most of the miseries of life comes from the selfishness of men. Since everyone thinks of themselves before thinking of others and considering first and foremost to satisfy their desires, each course takes care to provide himself the satisfaction, at all costs, and sacrifices unscrupulous others' interests, so the more insignificant things and the larger, both moral, as material order. Hence all social antagonisms, all the struggles, all conflicts and all the miseries, as each one comes to rob your neighbor.

Selfishness, in turn, stems from pride. The exaltation of personality leads man to consider himself above others.

Judging with superior rights, offends with whatever, in his view, constitutes an offense against their rights. The importance, for pride, attaches to his person, of course makes it selfish.

Selfishness and pride are born of a natural feeling: self-preservation. All instincts have their reason for being and its usefulness, for God nothing can be done useless. He did not create evil; the man is who produces, abusing of God's gifts, by virtue of their free will. Contained in just limits, that feeling is good in itself. The exaggeration is what makes it bad and pernicious. The same applies to all the passions that man often deviates from its providential purpose. It was not created selfish or proud to God, who created simple and ignorant; the man is who became selfish and proud, exaggerating the instinct that God gave him for its conservation.

They can not men be happy, if not live in peace, that is, if not excite a feeling of benevolence, indulgence and mutual condescension; in a word, while seeking to crush each other. The charity and brotherhood summarize all conditions and all social duties; over and over, however, require self-denial. However, self-denial is incompatible with selfishness and pride; then, with these vices, is not true brotherhood, or, consequently, equality or freedom, as the selfish and the proud want everything for you.

They will always rodents worms of all progressive institutions; as master, will crumble to its most generous social systems blows, the more wisely combined. It is beautiful, no doubt, to proclaim the reign of brotherhood, but to do so, if a destructive cause exists? Ë build on shaky ground; the same out enact health in an unhealthy region. In this region, so that men spend well, will not be enough to send doctors, because they will die like the others; urges destroy the causes of poor health. For men live on earth as brothers, not enough to give them moral lessons; matter destroy the causes of antagonism, attack the root of evil: pride and selfishness.

That is wound on which to focus the attention of those who seriously desire the good of mankind. For as long as similar obstacle, they will see paralyzed all his efforts, not only by an inertial resistance, but also by an active force that will work ceaselessly in order to destroy the work they undertake, so that every great idea, generous and emancipatory, ruins personal claims.

Impossible, it is said will destroy the pride and selfishness, because they are biases in the human species. If so, houvéramos to despair of. all moral progress; however, since it is considered the man in the different elapsed times, there is no denying that clear progress is made. Now if he progressed, yet naturally prosper. On the other hand, will find no man without pride or selfishness? Not seen, on the contrary, generous nature of creatures in whom seem innate feelings of love for others, humility, devotion and selflessness?

The number of these positively is greater than the selfish; if it were not so, would not the latter the upholders of the law. There are many more creatures of these than you think, and look so few in number, is because pride is put in evidence, while the modest virtue is kept in the dark.

Therefore, pride and egoism tell between the conditions of humanity, such as the power to sustain life, there would be no exceptions. The bottom line, therefore, is to ensure that the exception should become the rule; for this, it is, first of all, to destroy the causes that produce and entertain evil.

These causes, the main course lies in the false idea that man is of its nature, its past and its future. Not knowing where it comes from, it is believed more than it is; and not knowing where he is going, concentrating in the life of all his thinking; think it so good, as possible; looking all satisfactions, for all pleasures; the reason why unscrupulous runs over his neighbor, if it opposes him some difficulty. But to do so, he must prevail; equality would give the other rights which he only wants for himself; fraternity would impose sacrifices to the detriment of their well-being; freedom also he only wants for himself and only grants other when not hurt you in any way the prerogatives. Feeding all the same claims have resulted perpetual conflicts that lead them to pay dearly rare pleasures that manage to get.

Login man hundred future life and will change your whole way of seeing, as the guy who just a few hours there to stay in a bad housing and who knows what on the way out, have another, magnificent, for the rest of his days.

The importance of this life, so sad, so short, so ephemeral, goes to him, facing the splendor of infinite future that unfolds you to view. The natural and logical consequence of this certainty is to sacrifice the man a fleeting gift to a sustainable future, whereas before he sacrificed everything to this. Taking the objective of future life, no matter you be a little more or a little less this other; worldly interests become the accessory, rather than the principal; he works in the present with a view to ensure its position in the future, especially when you know that conditions can be happy.

For what regards the earthly interests, can humans create obstacles you: he has to ward off and becomes selfish by force of the same things. If you roll your eyes up, for a happiness that no one can prevent, no interest will face him in oppress anyone and selfishness becomes her needy object. However, remain the stimulating pride.

The cause of pride is the belief in man stands for, its individual superiority. Still ai is felt the influence of the concentration of thoughts about bodily life. In one who sees nothing before him, behind him, not above them, the feeling of personality and surpasses the pride runs out of balance.

Unbelief not only lacks the means to combat pride, as stimulates and gives you reason, denying the existence of a higher power to humanity. The unbeliever only believes in himself; it is therefore natural to have pride. While in the blows that strike, only sees a fluke and stands to fight it, the one who has faith sees the hand of God and submit. Believe in God and the afterlife is conseguintemente, the first condition for moderate pride; however, not enough. Together with the future, you must see the past, to make exact gift idea.

For the proud longer believe in their superiority, it must be proved to him that he is no more than the others and they are as much as he; that equality is a fact and not just a beautiful philosophical theory; that these truths emerge from the pre-existence of the soul and reincarnation.

Without the pre-existence of the soul, man is led to believe that God, as believe in God gave him exceptional advantages; when not believe in God, gives thanks to chance and his own merit. Beginning in the previous life of the soul, the pre-existence teaches you to distinguish, body life, transient, spiritual life, infinite; he learns that souls come out all the same hand of the Creator; they all have the same starting point and the same purpose, that all they will achieve in more or less time, depending on the efforts that employ; that he was never what it is, but after having for a long time and painfully, vegetated, like the others, in the lower steps of evolution; that among the latest and most advanced, there is only a matter of time; the birth of the advantages are purely tangible and independent of the Spirit; the simple proletarian can, in another existence, born on a throne and the greatest potentate reborn proletarian.

Taking into account only the planetary life, he sees only the social inequalities of the moment, which are the ones that impress; if, however, lay eyes on the entire life of the Spirit, about the past and the future, from the starting point to the finish, those inequalities disappear and he recognizes that God is no advantage granted to any of his children to the detriment of others; which was part equal to all and not flattened the way more for some than for others; that what is presented in advance less than he on earth can you take the lead, working more than he for perfect itself; recognize finally that, no coming to an end but for their efforts, the principle of equality is a principle of justice and a law of nature, to whom falls the pride of privilege.

Proving that spirits can be reborn in different social conditions, either by atonement or by trial, reincarnation teaches that, in the one whom we treat with disdain, may be one that was our superior or our equal in another existence, one. friend or relative. If I knew, what he is faced with the treat with attention, but in this case, would have no merit; on the other hand, if you knew that your current friend was his enemy, his servant or his slave, no doubt the repel. But God did not want it that way, so cast a veil over the past. Thus, man is led to see in all of his brothers and his equals, where a natural basis for the fraternity; knowing that there can be treated as treated others, charity becomes it a duty and a necessity founded in nature itself.

Jesus became the principle of charity, equality and fraternity, making it an express condition for salvation; but was reserved for the third manifestation of God's will, to Spiritualism, by the knowledge that provides the spiritual life, the new horizons that uncovers and reveals the laws, punish this principle, proving that he does not end a simple moral teaching, but a law of nature that man has as much interest in practice. Now, he will practice since leaving to face this as the beginning and the flows, understand the solidarity that exists between the present, the past and the future. In the vast field of infinite, that Spiritualism makes you perceive, vanishes of its fundamental importance and he realizes that, by itself, is worth nothing and is nothing; that all need each other and that some are no more than the others: double blow in his selfishness and pride.

But for that, you are required faith, without which remain in the routine of this, not blind faith, fleeing the light, restricts the ideas and therefore feeds selfishness. Intelligent, rational faith, seeking clarity and not the darkness that boldly rips the veil of mystery and broadens the horizon is it necessary. This faith is a key component of all progress, is that Spiritualism gives you, strong faith, because based on experience and facts, as it provides tangible proof of the immortality of your soul, show you where it comes from, where it goes and why is on Earth and ultimately firm you the ideas, still uncertain about his. past and about their future.

Once there is decisively entered that way, no longer have what incites, selfishness and pride if little by little extinguished for lack of objective and food, and all social relations will change under the influence of charity and understood the brotherhood.

Could this be given to the effect of sudden change? No, it had been impossible: nothing operates sharply in nature; ever health back suddenly to the impotent; between sickness and health, there is always the convalescence. Man can not instantly change your point of view and volver from earth to heaven look; infinity confuses and fascinates; it needs time to assimilate new ideas.

Spiritualism is not contradicted, the most powerful moralizing element, because it undermines the basis of selfishness and pride, providing a foothold morality. There is done miracles of conversion; it is certain that they are still just individual healing and often partial. What, however, he has produced with respect to individuals is a pledge of what will bring a day over the masses. Can you not start a stroke weeds. He gives faith and faith is the good seed, but mister is done it has time to germinate and bear fruit, why not all spiritualists are already perfect.

He took the man in the midst of life, the fire of passion in full force of prejudice and, in such circumstances, he did wonderful things, it will not be when taking birth, still a virgin of all unhealthy impressions; when sucking creature with milk charity and brotherhood have to pack it; when, in short, a whole generation is educated and fed with ideas that reason, developing, strengthen, rather than distort? Under the rule of these ideas, the cimentarem the common faith at all, no more bumping progress in selfishness and pride, the institutions will retire by themselves and humanity will advance quickly to the destinations that you are promised on earth, awaiting the sky.

(From the book "Posthumous Works", 38, Allan Kardec)


Source: André Luiz Institute
Translation of the English language: Luiz Carlos Costa (Maintainer Blog Brotherly Love)

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