terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O educando na visão social espírita - The student in spiritualist social vision



O educando na visão social espírita


A VISÃO DA SOCIOLOGIA

Segundo a moderna Sociologia, nos estudos ontológicos (teoria do ser) que faz sobre a sociedade e os indivíduos, o social está nos indivíduos, ou seja, a sociedade é não apenas a soma dos indivíduos, mas a consciência coletiva dos indivíduos, já que estes não perdem sua individualidade. O indivíduo age no social como o social age no indivíduo. As identidades são mantidas, embora se relacionem e se influenciem. E por que o indivíduo mantém sua individualidade? Porque possui a personalidade, cujos componentes são normalmente assim classificados:
  1. fatores biológicos (biotipo);
  2. grau de desenvolvimento biológico (idade);
  3. fatores biológicos adquiridos: alimentação, bebidas, tóxicos, doenças, etc.;
  4. fatores psíquicos (tipo psicológico);
  5. fatores psíquicos adquiridos: automatismos, complexos, vivências, etc.;
  6. fatores sociais e culturais.
A Sociologia considera o indivíduo e a sociedade apenas do ponto de vista desta existência, de uma única vida que nos é dada, portanto, sua posição é materialista.
Desse modo, o educando precisa ser preparado para a vida, esta única vida física, sendo formado por três elementos básicos:
  1. os fatores biológicos;
  2. os fatores psicológicos;
  3. os fatores sociais e culturais.
A formação intelectual do educando é prioritária.
Não resta dúvida serem os três fatores apontados pela Sociologia importantes na composição do indivíduo, mas não respondem pelo ser integral, como facilmente podemos verificar na história humana e nas pesquisas atuais sobre o psiquismo.
A Doutrina Espírita, considerando o homem como espírito imortal, também leva em consideração no estudo do ser - o Espírito reencarnado - os fatores biológicos (pois temos a influência do corpo); os fatores psicológicos (as estruturas do passado e do presente) e os fatores sócio-culturais (a influência da cultura, da mídia e do grupo social), mas possui uma visão mais ampla ao relacionar a esses três fatores apontados pela Sociologia mais dois fatores: o fator espiritual e o fator reencarnação.

A VISÃO DO ESPIRITISMO

No livro "Obras Póstumas", encontramos nas páginas 239 a 245, 26ª edição da FEB, o ensaio As Aristocracias, de Allan Kardec, que nos permitimos estudar de forma mais didática, onde encontramos uma posição lúcida sobre o indivíduo e a coletividade de acordo com os princípios espíritas, ampliando a visão sociológica do ser e da sociedade.
Diz-nos Kardec que em razão da diversidade das aptidões e dos caracteres inerentes à espécie humana, há por toda parte:
  • homens incapazes, que precisam ser dirigidos;
  • homens fracos, que reclamam proteção;
  • paixões, que exigem repressão.
A autoridade, ou seja, a necessidade de liderança social, investiu desse poder, sucessivamente:
1°) o ancião (patriarca), pela sua experiência;
2°) o chefe militar, pela sua força e inteligência;
3°) o descendente, pela sua herança final.
A conservação do estado de força e privilégios foi feita através das leis, mas o tempo, com a conseqüente necessidade de busca de recursos para sobrevivência, fez com que os dominados se insurgissem contra os dominadores. É a evolução, princípio básico da lei divina. Entretanto, uma nova autoridade surgiu: o dinheiro, mas por pouco tempo, pois que para adquiri-lo é preciso inteligência, que nos nossos dias é a autoridade estabelecida, chamada pelos pensadores atuais de conhecimento.
A inteligência, por si só, não equilibra o homem. O bom uso das faculdades depende da moral, que também não pode ficar isolada. A união da inteligência com a moral representa a verdadeira autoridade.
Homens moralizados e instruídos implantarão o reino do bem na Terra.
  • Princípio Moral - Sentimento (de justiça, de caridade)
"Entre os maus, muitos há que apenas o são por arrastamento e que se tornariam bons, se observassem bons exemplos, desde que submetidos a uma influência boa."
O que temos de combater são os "vícios do caráter: o orgulho, o egoísmo, a cupidez com seus cortejos".
A causa capaz de apressar o progresso humano é o Espiritismo, por ser uma doutrina de educação.
O Espiritismo, aplicado:
  1. promove a fraternidade humana;
  2. demonstra que as provas da vida atual são a conseqüência lógica e racional dos atos praticados nas existências anteriores;
  3. faz de cada homem o artífice voluntário da sua própria felicidade;
  4. eleva sensivelmente o nível moral.
"Em vez da fé cega, que aniquila a liberdade de pensar, diz ele (o Espiritismo): Não há fé inabalável, senão a que possa encarar face a face a razão, em todas as épocas da Humanidade. A fé necessita de base e esta base consiste na inteligência perfeita daquilo em que se haja de crer. Para crer, não basta ver, é, sobretudo, preciso compreender."

A VISÃO EDUCACIONAL ESPÍRITA

Essa nova ordem de idéias que o Espiritismo nos apresenta no campo sociológico modifica a visão educacional do homem, já que, como doutrina de educação, o Espiritismo considera o homem como ser criado por Deus, com a finalidade de se aperfeiçoar e contribuir na obra da criação. O homem é espírito-perispírito-corpo, sendo imortal, estando sucessivamente em dois estágios distintos:
  1. desencarnado, no mundo espiritual;
  2. encarnado, no mundo físico.
O perispírito é o elo de ligação entre os dois estágios, interagindo com a mente e o processo orgânico do corpo.
Ao estar encarnado não é esta a primeira existência do homem, pois que já as teve anteriores, trazendo delas tendências e idéias inatas.

Cabe à educação:

  1. fortalecer e ampliar as boas tendências do Espírito;
  2. corrigir suas más tendências;
  3. direcionar seu caráter para o bem;
  4. promover o esforço para conquistar virtudes;
  5. ampliar os horizontes intelectuais.
O educador espírita deve manter o diálogo aberto; estimular o educando a fazer uso de suas potencialidades; deve dar-lhe instrumentos que possibilitem a sensibilidade do sentimento e fornecer-lhe a aplicação prática dos princípios de vida oferecidos pelo Espiritismo.
Na medida do possível, objetivando a educação integral do ser, deve procurar unir a família ao processo educacional da escola, tendo sempre em mente que vida é educação e, portanto, a coletividade, a família, a escola, o trabalho, a sexualidade, enfim, tudo o que faz parte da existência terrena educa, na medida em que promovemos a integração do homem consigo mesmo, tornando-o consciente de si, de sua perfectibilidade, e também sua integração com o próximo e com Deus, nosso Pai.
O homem educado no bem e para o bem, numa palavra, moralizado, terá consciência de como deve proceder, segundo o conselho do apóstolo Paulo de Tarso: "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém."

Marcos Alberto de Mario

Fonte: Portal do Espírito
Tradução para a língua Inglesa: Luiz Carlos Costa (Mantedor do Blog Amor Fraternal)





The student in spiritualist social vision

VISION OF SOCIOLOGY

According to modern sociology, the ontological studies (theory of being) that makes on society and individuals, the social is in individuals, that is, society is not just the sum of individuals, but the collective consciousness of individuals, since they do not lose their individuality. The individual acts in the social as social acts on the individual. The identities are kept, although relate and influence. And why the individual retains his individuality? Why has the personality, whose components are usually classified as follows:
biological factors (body type);
degree of biological development (age);
acquired biological factors: food, beverages, toxic, diseases, etc .;
psychological factors (psychological type);
psychological factors acquired: automatic, complex, experiences, etc .;
social and cultural factors.
Sociology considers the individual and society from the point of view of this existence of a single life that is given to us, so its position is materialistic.
Thus, the student must be prepared for life, this unique physical life, being made up of three basic elements:
biological factors;
psychological factors;
social and cultural factors.
The intellectual education of the student is a priority.
There is no doubt they are the three factors identified by important sociology at the individual composition, but do not respond by being integral, as we can easily check in human history and in current research on the psyche.
The Spiritist Doctrine, considering man as immortal spirit, also takes into account in the study be - the reincarnated spirit - biological factors (as we have the influence of the body); psychological factors (past and present structures) and socio-cultural factors (the influence of culture, media and social group), but has a broader vision to relate to these three factors highlighted by two factors Sociology : the spiritual factor and the reincarnation factor.

The SPIRITISM VISION

In the book "Posthumous Works," found on pages 239-245, 26th edition of the FEB, the test aristocracies, by Allan Kardec, which allow us to study more didactic way, where we find a lucid position on the individual and the collective agreement with the Spiritist principles, increasing the sociological view of being and of society.
Kardec tells us that because of the diversity of skills and character inherent to the human species, there are everywhere:
men incapable, that need to be addressed;
weak men, who claim protection;
passions, requiring repression.
The authority, namely the need for social leadership, invested that power successively:
1) the elder (patriarch), for its experience;
2 °) the military commander, for their strength and intelligence;
3) the downward by their final inheritance.
The conservation of state power and privileges was made through the laws, but the time, with the consequent need to search for resources for survival, made the insurgissem is dominated against the rulers. It's evolution, basic principle of divine law. However, a new authority emerged: money, but not for long, since to get it you need intelligence, which in our day is the established authority, called by the current thinkers of knowledge.
The intelligence, by itself, does not balance man. Good use of the options depends on the moral, which can not be isolated. The union of intelligence with morality is the true authority.
Men moralized and instructed deploy the kingdom of good on earth.
Moral Principle - Feeling (justice, charity)
"Among the poor, there are many who are just by dragging and become good if observe good examples, since undergoing a good influence."
What we have to tackle are the "character of vices: pride, selfishness, greed with their processions."
The cause can rush human progress is Spiritualism, as a doctrine of education.
Spiritualism applied:
promotes human brotherhood;
demonstrates that the evidence of current life are logical and rational consequence of acts committed in previous lives;
makes each man volunteer architect of his own happiness;
significantly raises the moral level.
"Instead of blind faith, that destroys the freedom to think, he says (Spiritualism):. There are unshakable faith, but that it can face face to face why, in all ages of mankind Faith needs basis and this base is the perfect intelligence of what is there to believe. to believe, do not just see, is above all to understand. "

VISION EDUCATIONAL SPIRITIST

This new order of ideas that Spiritism presents us in the sociological field modifies the educational vision of man, since, as education doctrine, Spiritualism considers man as being created by God, in order to improve and contribute to the work of creation. Man is spirit-perispirit-body, being immortal, being successively in two distinct stages:
disembodied, in the spiritual world;
embodied in the physical world.
The perispirit is the link between the two stages, interacting with the mind and the organic process of the body.
To be red is not the first existence of man, for that have had previous, bringing them innate tendencies and ideas.
It is education:

strengthen and expand the good trends of the Spirit;
correct their evil tendencies;
direct your character for good;
promote the effort to win virtues;
broaden the intellectual horizons.
The spiritualist educator must keep an open dialogue; encourage the student to make use of their potential; should give you tools to enable the sensitivity of feeling and provide you with the practical application of the principles of life offered by Spiritualism.
As far as possible, aiming at the integral education of the must seek to unite the family to the educational process of the school, bearing in mind that life is education and therefore the community, family, school, work, sexuality, in short, everything that is part of earthly existence educate, to the extent that promote the integration of man with himself, making it conscious of itself, of its perfectibility, and also its integration with others and with God our Father.
The educated man in good and for the good, in a word, moralized, will be aware of how to proceed after the counsel of the apostle Paul of Tarsus: "All things are lawful, but not everything is me."

Marcos Alberto Mario

Source: Ghost Portal
Translation of the English language: Luiz Carlos Costa (Maintainer Blog Brotherly Love)

Nenhum comentário:

Postar um comentário