quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Bem-aventurados os Aflitos - Blessed are the Afflicted


Bem-aventurados os Aflitos


As bem-aventuranças que se podem ler nos Evangelhos, analisadas fora do contexto reencarnacionista, servem, na melhor hipótese, apenas para que os pobres, os doentes e os injustiçados se conformem.
Excluída a teoria materialista, segundo a qual a vida e a inteligência são frutos da organização momentânea da matéria, nada se esperando além da morte, as teorias espiritualistas de uma única existência não respondem a perguntas como estas: Por que uns sofrem mais do que os outros? Por que nascem uns em ambiente de extrema miséria sem oportunidade de uma vida digna e outros nascem na riqueza com todas as oportunidades nas mãos? Por que uns se esforçam e nada conseguem, ao passo que para outros tudo sorri?
E principalmente: Por que sofrem criancinhas?

A fé numa vida futura sem a idéia da reencarnação, pode até infundir paciência ao sofredor, mas “desmente a justiça de Deus” para usar a expressão do próprio Kardec. Sendo Ele bom e justo, o sofrimento tem que ter uma causa justa, forjada nesta mesma existência ou em existências anteriores.

Quanto às faltas desta existência, a lei humana pune algumas, mas não todas. Ela incide principalmente sobre as que trazem prejuízo à Sociedade e não ao próprio indivíduo que a pratica. E há ainda os crimes ocultos e as criminosas omissões. Muitas vezes nós praticamos a delinqüência mas conseguimos escapar das punições humanas porque não houve provas suficientes, ou porque certas faltas não são previstas no código penal, ou porque a crueldade e a ingratidão foram praticadas dentro do lar, não havendo denúncia. Isso não ocorre com a justiça divina porque esta incide sobre todas as faltas.

Allan Kardec, no livro “O Céu e o Inferno” resume a questão do sofrimento humano numa única frase: “O sofrimento é inerente à imperfeição”. Toda imperfeição e toda falta que dela decorre, traz o seu próprio castigo nas suas conseqüências naturais e inevitáveis, como a doença decorre dos excessos, o tédio da ociosidade, sem que haja necessidade de uma condenação especial para cada falta e cada indivíduo. Quem, de boa vontade, corrige suas próprias imperfeições, poupa a si mesmo do sofrimento que decorre dessas imperfeições. “A cada um segundo as suas obras, tanto no céu como na terra” - Kardec.

Analisando a dor humana é preciso lembrar também aqueles sofrimentos que não denotam a existência de determinada falta. São as provas buscadas pelos espíritos para concluir sua depuração e ativar o progresso. Em doutrina espírita, uma expiação sempre serve de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação, embora ambas sejam atestado de uma relativa inferioridade.

Há ainda o sofrimento dos missionários, que sofrem pela incompreensão das criaturas a quem desejam ajudar.

De qualquer forma, o sofrimento que não provoca queixumes constitui já uma prova de forte resolução, o que é sinal de progresso moral.

Há espíritas ainda muito imaturos que esperam muito pela intervenção dos espíritos guardiães, pedindo-lhes a remoção do sofrimento. Para esses existe uma página de Emmanuel, comentando essa postura, na qual o mentor espiritual compara a atitude dos espíritos benfeitores diante no nosso sofrimento com a atitude de mães, pais, esposas e filhos que amam verdadeiramente aqui na Terra e são obrigados a bendizer instituições como o manicômio para que os filhos não passem da loucura à criminalidade confessa, ou o hospital onde será amputado um membro do ente querido a fim de que a moléstia não abrevie a sua existência; obrigados a concordar com o cárcere para que seus queridos não se aprofundem mais na delinquência ou a carregar os pais portadores de doenças infecto-contagiosas para casas de isolamento a fim de que não se convertam em perigo para a comunidade. Todos eles continuam mentalmente ligados aos seres que mais amam, orando e trabalhando para que eles possam voltar ao seu convívio. Tal é a postura moral dos espíritos guardiães que não podem afastar nosso sofrimento, quando esse é o nosso remédio justo.

A todos nós que sofremos fica a comparação de Emmanuel: Nos dias cinzentos, frios, chuvosos, com o céu carregado de nuvens escuras e ameaçadoras, raramente nos lembramos de que, acima de todas as nuvens, paira e brilha o Sol. Do mesmo modo, o amor divino brilha e paira sobre todas as dificuldades. Ao invés de revolta e desalento, ofereçamos paz ao companheiro que chora, para que o bem prevaleça sobre todo o mal.

Bibliografia:

  • KARDEC, Allan - O Evangelho Segundo o Espiritismo
  • XAVIER, F. C., Emmanuel - Livro da Esperança
  • KARDEC, Allan - O Céu e o Inferno
  • XAVIER, F. C., Emmanuel - Justiça Divina
Vera Gaetani
Fonte: Portal do Espírito





                                             Blessed are the Afflicted

The beatitudes that can be read in the Gospels, analyzed outside the context of reincarnation, serve, at best, only for the poor, the sick and injustice to conform. 
Excluded the materialist theory, according to which life and intelligence are the result of momentary organization of matter, expecting nothing but death, the spiritualist theories of a single existence not respond to questions like these: Why do some suffer more than other? Why some are born into abject poverty with no opportunity for a dignified living environment and others are born to wealth in the hands of every opportunity? Why some strive and achieve nothing, while for others all smiles? 
And most importantly: Why do little children suffer? 

Faith in an afterlife without the idea of reincarnation, may even instill patience in suffering, but "belies the righteousness of God" to use the expression of Kardec himself. He is good and just, the suffering must have a just cause, forged in the same existence or previous existence. 

Deficiencies of this existence, human law punishes some, but not all. It mainly focuses on bringing harm to the Company and not to the individual who practices it himself. And then there are the hidden crimes and criminal omissions. Often we practice delinquency but managed to escape human punishment because there was insufficient evidence, or because certain faults are not covered by the criminal code, or because the cruelty and ingratitude were practiced in the home, with no complaint. This does not occur with divine justice because it addresses all faults. 

Allan Kardec, in the book "Heaven and Hell" sums up the issue of human suffering in one sentence: "Suffering is inherent imperfection." Every imperfection and every fault that flows from it, brings its own punishment in their natural and inevitable consequences, like disease arises from excesses, the boredom of idleness, without the need for special condemnation for every fault and every individual. Who willingly corrects its own imperfections, spare himself the suffering that results from these imperfections. "To each according to his works, both in heaven and on earth" - Kardec. 

Analyzing human pain we must also remember those sufferings which do not denote the existence of certain missing. Are the evidence sought by the spirits to complete your debugging and enable progress. In spiritual doctrine, atonement always serves as proof, but the proof is not always an atonement, although both are attested from relative inferiority. 

There is also the suffering of missionaries who suffer from misunderstanding of the creatures who want to help. 

Anyway, the pain causing no whining already a strong test of resolution, which is a sign of moral progress. 

There spiritualists still very immature expecting much by the intervention of guardian spirits, asking them to remove the suffering. For these there is a page of Emmanuel, commenting that posture, in which the spiritual mentor compares the attitude of the benefactor spirits before in our suffering with the attitude of mothers, fathers, wives and children who truly love here on earth and are bound to bless institutions as the madhouse that the children do not pass the crazy crime confesses, or the hospital where you will be amputated a member of loved one so that the disease does not shorten their existence; required to agree to the jail so that his beloved does not go deeper in delinquency or charge the parents with infectious diseases insulation for homes so that they do not become a danger to the community. All of them remain mentally linked to the beings they love, praying and working so they can return to their friendship. Such is the moral stance of guardian spirits that can not keep our suffering, when that is our rightful remedy. 

To all of us who suffer comparison is Emmanuel:. In the gray, cold, rainy, overcast with dark and threatening clouds, rarely remember that, above all the clouds, the sun shines and hangs the same way divine love shines and towers over all difficulties. Instead of anger and disappointment, let us offer peace to the fellow who cries, that good will prevail over all evil. 

bibliography: 

Kardec, Allan - The Gospel According to Spiritism 
XAVIER, F. C., Emmanuel - Book of Hope 
Kardec, Allan - Heaven and Hell 
XAVIER, F. C., Emmanuel - Divine Justice 

Vera Gaetani 
Source: Ghost Portal

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