Apego e Renúncia
Portanto, grandes não foram Napoleão, Hitler, Stalin, Bismark. Grande foi Jesus, Francisco de Assis e o próprio Schweitzer, que, um dia, resolveu deixar o conforto da Europa civilizada, para enfrentar a selva africana, onde foi cuidar dos negros famintos e doentes.
Mas a gente costuma valorizar os homens de ação, os homens práticos que fazem o progresso material e as guerras. Para eles todas as homenagens.
O ato da renúncia é mais louvável do que o ato do apego. E a gente vive, o tempo todo, se apegando às coisas, ás pessoas, aos lugares, como se essas coisas, essas pessoas, esses lugares estivessem, sempre, à nossa disposição.
O medo que estamos sentindo, freqüentemente, é o medo das nossas perdas. Perda da mocidade, perda do dinheiro, perda da saúde, perda do prestígio, perda do amor, perda do emprego, perda da amizade.
Renunciar é, sobretudo, um ato de coragem. E poucos conseguem praticá-lo. É fácil apegar-se. Difícil é desapegar-se.
E eu estou, agora mesmo, me lembrando daquele encontro de Jesus com o moço rico, que desejava ir para o céu: "Mestre, o que é necessário para alcançar a vida eterna?"
O rapaz possuía muitas propriedades, muito dinheiro e era religioso, pois cumpria todos os mandamentos da lei mosaica: não mentia, não roubava, não caluniava, não pronunciava o nome de Deus em vão. No conceito dos homens, era um bom moço.
Jesus veio, então, com aquela recomendação que valeu por um difícil teste: dá tudo o que tens aos pobres e terás o paraíso.
Aí o moço baixou a cabeça e saiu, envergonhado, sem dizer uma palavra. O preço do paraíso era muito alto. Renunciar aos bens, aos interesses mundanos, jamais. Foi difícil formar um patrimônio; porém, mais difícil, ainda, foi renunciar, ou melhor, desapegar-se.
Não vamos interpretar o episódio ao pé da letra. A renúncia que Jesus queria era a renúncia ao apego, porque o apego é o que nos escraviza, é o que nos preocupa, é o que nos angustia, é o que nos torna infelizes, deprimidos, egoístas.
Não é o ato da renúncia que importa. O que importa é o espírito da renúncia. Você pode ter muitos bens e não ser apegado a eles, desde que se conscientize de que tudo passa, de que tudo nos chega como empréstimo, porque chegará, um dia, em que teremos de abandoná-los. Ninguém é proprietário de nada, a não ser de sua própria consciência.
É difícil renunciar. Até mesmo a um simples cigarro.
Rico é aquele que é pobre de necessidade - escreveu um grande pensador. Parafraseando, diríamos: rico é aquele que é pobre de apegos.
Renunciar ao ódio, à vingança, aos vícios, aos ressentimentos, à inveja, eis aí o grande heroísmo.
Afinal, como devemos viver no mundo?
Paulo de Tarso tem a receita. Ei-la: "viver como possuindo tudo, nada tendo, com todos e sem ninguém".
TEXTO: Carlos Romero
FONTE: Portal do Espírito
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Attachment and Disclaimer
He taught the great Albert Schweitzer, that hero is not the man of action. Hero is the man of renunciation.
So great were not Napoleon, Hitler, Stalin, Bismark. Great was Jesus, Francis of Assisi and Schweitzer himself, who one day decided to leave the comforts of civilized Europe, to address the African jungle where she was hungry and care for black patients.
But we usually appreciate men of action, practical men who make the wars and material progress. For them all the tributes.
The act of renunciation is more commendable than the act of attachment. And we live, all the time, clinging to things, to people, to places, as if these things, these people, these places were always at our disposal.
Fear that we are feeling, it is often the fear of our losses. Loss of youth, loss of money, loss of health, loss of reputation, loss of love, loss of employment, loss of friendship.
Forgo is primarily an act of courage. And few can practice it. It's easy to become attached. Difficult to let go.
And I am right now, remembering that Jesus' encounter with the rich young man who wanted to go to heaven, "Master, what is necessary to attain eternal life?"
The boy had great possessions, and money was very religious, because fulfilled all the commandments of the Mosaic law: no lying, no stealing, not slandered, not pronouncing the name of God in vain. The concept of men, was a good guy.
Jesus came, then, that recommendation that earned by a hard test: give everything you have to the poor and you will have paradise.
Then the boy lowered his head and left in shame, without saying a word. The price of paradise was too high. Renounce goods, worldly interests, ever. It was difficult to form an asset, but harder still was resigning, or rather let go.
We will not interpret the episode literally. The waiver that Jesus wanted was the renunciation of attachment, because attachment is what enslaves us, is what worries us is what distresses us, it is what makes us unhappy, depressed, selfish.
It is not the act of renunciation that matter. What matters is the spirit of renunciation. You can have many goods and not be attached to them, since it is aware of everything that happens, everything that comes to us as a loan, because come one day when we have to leave them. Nobody owns anything, except his own conscience.
It's hard to give up. Even a single cigarette.
Rico is one that is poor in need - wrote a great thinker. To paraphrase, we would say: he who is rich is poor attachment.
Renounce hatred, revenge, vices, to resentment, envy, behold the great heroism.
After all, as we live in the world?
Paul of Tarsus has the recipe. Here it is: "live as possessing everything, taking nothing with everyone and no one."
TEXT: Carlos Romero
SOURCE: Portal of Spirit
Nenhum comentário:
Postar um comentário