segunda-feira, 17 de junho de 2013

A Codificação - The Codification

A Codificação

  Lúcidas e coerentes, como sempre, estas palavras de Emmanuel foram dirigidas ao médium  Francisco C. Xavier, quando aquele pretendia utilizar-se dos recursos mediúnicos deste para o trabalho de divulgação da Doutrina dos Espíritos. 

                 O caminho seguido pelas informações dos Espíritos passou primeiro por dois poderosos filtros   chamados Jesus e Kardec, sendo enfeixados em síntese em "O   Livro   dos Espíritos"  e ampliados depois nos livros: "A Gênese",  "O  Livro  dos Médiuns", "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e "O Céu  e  o Inferno", que  constituem  o  Pentateuco, indivisível  bloco   monolítico.

                 Assim,   todo   livro    subsidiário    não    poderá deslocar-se   da  órbita  desses  livros   que   são   a    base    do  Espiritismo.   Destarte,  quem   deseja  escrever   ou   falar   sobre Espiritismo, tem necessariamente  que  se  balizar  pelos   parâmetros básicos,  sob pena de  caracterizar  conteúdos  apócrifos   pela   não observância de tais critérios.

                 Espíritas  amai-vos;   Espíritas  instruí-vos;  é   a sempre    oportuna   conclamação   do     Espírito     de     Verdade. Instruamo-nos, portanto, principalmente nas fontes básicas, o que  nos ensejará  maiores condições de avaliar e separar o  joio  do trigo.

                No  livro "A Gênese", Capítulo  I,  item  52,   Kardec faz notar   que "em  parte  alguma,  o  ensino  Espírita   foi    dado integralmente.    Ele  diz  respeito   a   tão   grande   número de observações, a assuntos  tão  diferentes,  exigindo  conhecimentos   e aptidões  mediúnicas, que  impossível  era  acharem-se  reunidas   num mesmo  ponto todas as condições necessárias.  Tendo o ensino  que  ser coletivo  e  não  individual,  os  Espíritos  dividiram  o   trabalho, disseminando os assuntos de estudo  e  observação  como, em algumas fábricas, a confecção de cada parte de um mesmo objeto é repartida por diversos operários.

                A  revelação fez-se, assim,  parcialmente  em diversos lugares e por uma multidão de intermediários e é  dessa  maneira   que prossegue ainda, pois nem tudo foi  revelado.   Cada  centro  encontra nos outros centros o complemento do que obtém,  e foi  o  conjunto,  a coordenação  de  todos  os  ensinos   parciais   que  constituíram   o Espiritismo.

                 Era,    pois,   necessário    grupar     os     fatos espalhados,  para  se  lhes  apreender   a   correlação,   reunir   os documentos  diversos, as  instruções  dadas  pelos   Espíritos   sobre todos  os  pontos e sobre todos  os  assuntos,   para   as   comparar, analisar,  estudar-lhes as analogias  e  as  diferenças.    Vindo   as comunicações de Espíritos de todas as partes, de todas as ordens, mais ou  menos  esclarecidos, era preciso  apreciar  o  grau  de  confiança que a razão permita conceder-lhes, distinguir as  idéias  sistemáticas individuais ou isoladas das que tinham a sanção  do ensino  geral  dos Espíritos, as utopias  das  idéias  práticas, afastar  as   que   eram notoriamente desmentidas  pelos  dados   da  ciência   positiva  e  da lógica, utilizar igualmente os   erros,   as  informações   fornecidas pelos  Espíritos,  mesmo  os  da    mais    baixa   categoria,    para conhecimento  de estado do  mundo  invisível  e  formar  com  isso  um todo homogêneo.

                 Era   preciso,   numa   palavra,   um    centro    de elaboração, independente de  qualquer  idéia  preconcebida,  de   todo prejuízo  de  seita,  resolvido   a   aceitar   a   verdade    tornada evidente, embora contrária às  opiniões  pessoais.   Este  centro   se formou  por  si  mesmo,  pela força  das   coisas   e   sem   desígnio premeditado."

                O Espiritismo estará preservado dos cismas?

                "Não, certamente," - responde Kardec no  livro  "Obras Póstumas"  no  capítulo  referente  à  constituição    do  Espiritismo - "porque terá, sobretudo  no  começo,  de  lutar  contra  as   idéias pessoais, sempre absolutas, tenazes, refratárias a  se amalgamarem com as idéias dos demais; e contra a ambição  dos  que,  a   despeito   de tudo, se empenham por ligar  seus  nomes  a  uma  inovação   qualquer; - dos que criam novidades  só  para  poderem dizer  que  não pensam  e agem como os outros, pois lhes  sofre  o amor-próprio por ocuparem uma posição secundária.

                 Se,  porém, o Espiritismo  não  puder   escapar    às fraquezas  humanas  com as quais se  tem  de  contar   sempre,   pode, todavia,  neutralizar-lhes  as  conseqüências  e  isso  é   essencial. Conseqüentemente, seitas poderão formar-se ao lado da Doutrina, seitas que não lhe adotem os princípios ou todos os  princípios,  porém,  não dentro da Doutrina, por  efeito  da  interpretação  dos  textos,  como tantas   se  formaram   sobre  o  sentido  das  próprias  palavras  do Evangelho. É esse um primeiro ponto de capital importância.

                O segundo ponto está em não  se  sair  do  âmbito  das idéias práticas.  Se é certo que  a  utopia  da  véspera  se  torna  - muitas vezes - a  verdade  do  dia  seguinte,  deixemos  que   o   dia seguinte realize a utopia da  véspera,  porém,  não  atravanquemos   a Doutrina  de princípios que  possam  ser  considerados  quiméricos   e fazer que a repilam os homens positivos.

                O  terceiro  ponto,  enfim,  é  inerente   ao  caráter essencialmente progressivo da Doutrina.  Pelo  fato  de  ela  não   se embalar com sonhos irrealizáveis, não se  segue  que  se imobilize  no presente.  Apoiada tão-só nas Leis  da  Natureza,   não  pode   variar mais do que estas leis; mas, se uma  nova  lei  for  descoberta,   tem ela de se por de acordo com essa lei.   Não  lhe cabe fechar a porta a nenhum progresso, sob pena de  se   suicidar.   Assimilando  todas  as idéias  reconhecidamente  justas,  de   qualquer  ordem   que   sejam, físicas   ou    metafísicas,    ela    jamais     será   ultrapassada, constituindo isso uma das principais garantias  da sua perpetuidade.

                                 Acrescentamos   que   a   tolerância, fruto  da caridade,  que  constitui a base da Doutrina  Espírita,  lhe impõe como  um  dever  respeitar  todas  as  crenças.   Querendo   ser aceita  livremente,  por  convicção   e   não   por   constrangimento, proclamando  a   liberdade   de  consciência   um   direito    natural imprescritível, diz: Se tenho razão, todos acabarão  por  pensar  como eu; se  estou em erro, acabarei por pensar como os outros.

                Em  virtude destes princípios,  não   atirando  pedras a  ninguém, ela nenhum pretexto dará para  represálias  e deixará  aos dissidentes toda a responsabilidade de suas  palavras e seus atos."

                É ainda Kardec, neste mesmo capítulo que  nos alerta:

                    "(...)       Não       faltarão       intrigantes, pseudo-espíritas,  que  queiram  elevar-se  por  orgulho,  ambição  ou cupidez; outros que estadeiem pretensas revelações com o  auxílio  das quais  procurem   salientar-se   e   fascinar   as   imaginações   por demais  crédulas.    É   também   de   prever    que,    sob    falsas aparências, indivíduos  haja  que  tentem  apoderar-se do leme,  com  a idéia preconcebida  de  fazerem soçobrar  o  navio,   desviando-o   de sua rota.   O navio não soçobrará, mas poderia sofrer prejuízos   como atrasos que se devem evitar."

                Acreditamos   nada  ter  a   acrescentar   às palavras de  Kardec, por demais claras e judiciosas.   Por  elas concluímos que verdadeiro Espírita  será  também  aquele  que  guardar  fidelidade  à Codificação Kardequiana.
(artigo originalmente publicado no Boletim GEAE no. 300)

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The Codification

Lucid and coherent, as always, these words were addressed to Emmanuel medium Francisco C. Xavier, when he wanted to use up the resources of this psychic for outreach work of the Doctrine of the Spirits.

                 The path followed by the information of the Spirits first passed by two powerful filters called Jesus and Kardec, being bunched synthesis in "The Book of Spirits" and expanded later in the books: "Genesis", "The Mediums' Book", "The Gospel According to Spiritism "and" Heaven and Hell ", which constitute the Pentateuch, indivisible monolith.

                 Thus, every book subsidiary can not move the orbit of these books that are the foundation of Spiritualism. Thus, those who want to write or talk about Spiritualism necessarily have that mark out the basic parameters, otherwise characterize apocryphal content for non-compliance of such criteria.

                 Spiritualists love one; Spiritualists instruct you, is always timely conclamação the Spirit of Truth. Instruamo us, therefore, mainly in basic supplies, which shall result in a better position to evaluate and separate the wheat from the chaff.

                In the book "Genesis", Chapter I, item 52, Kardec notes that "nowhere in the Spiritualist teaching was given in full. It relates to such a large number of observations, the subjects so different, requiring knowledge and skills mediumistic impossible to think that was outlined in a same place all the necessary conditions. Taking teaching to be collective and not individual spirits divided the work, spreading the subjects of study and observation and, in some factories, the manufacture of each part of the same object is shared by several workers.

                The revelation was made, thus partially in several places and a multitude of intermediaries and that's the way it goes further, because not everything was revealed. Each center is in the complement of the other centers you get, and it was set, the coordination of all the teachings that constituted partial Spiritualism.

                 It was therefore necessary to group the scattered facts, to grasp the correlation between them, gathering the various documents, the instructions given by the spirits of all points and in all matters, to compare, analyze, study their analogies and differences. Coming communications Spirits of all parties, of all orders, more or less enlightened, it was necessary to assess the degree of confidence that the reason to grant them permits to distinguish the ideas of systematic or isolated individual who had the sanction of the general education Spirits of the utopias of practical ideas, fend off that were notoriously contradicted by the data of positive science and logic, also use the errors, the information provided by the spirits, even those of the lowest category, for knowledge of the state of the invisible world and forming with it a whole homogeneous.

                 It was necessary, in a word, a center of development, regardless of any preconceived ideas, all subject to sect, resolved to accept the truth made clear, though contrary to opinions. This center was formed by himself, by force of circumstances and without premeditated design. "

                Spiritualism is preserved from schisms?

                "No, indeed," - responds Kardec in the book "Posthumous Works" in the chapter on the constitution of Spiritualism - "because it will, especially at first, to fight against personal ideas, always absolute, tenacious, refractory to amalgamarem with ideas the others, and against the ambition of those who, despite everything, strive for calling their names to any innovation; - of creating news just to say that they can not think and act like the others because they love suffer- own because they occupy a secondary position.

                 If, however, Spiritualism can not escape the human weaknesses with which we must always count, can, however, neutralize them and the consequences of this is essential. Consequently, sects may form next to the Doctrine, sects that did not adopt all the principles or principles, but not within the Doctrine, the effect of the interpretation of texts, like many formed on the meaning of the very words of the Gospel . Is this a first point of capital importance.

                The second point is not departing from the scope of ideas practice. If it is true that the utopia of yesterday becomes - often - the truth the next day, let the next day realize the utopia of yesterday, however, not atravanquemos the Doctrine of principles that may be considered chimeric and make that repel the positive men.

                The third point, then, is inherent in an essentially progressive Doctrine. Because she did not pack with dreams unfulfilled, it does not follow that immobilizes the present. Backed-only as the Laws of Nature, can not vary more than these laws, but if a new law is discovered, she has to apply in accordance with this law. Not yours to close the door on any progress, under penalty of committing suicide. Assimilating all known fair ideas in any order that may, physical or metaphysical, it will never be outdated, making it one of the main guarantees of its perpetuity.

                                 Added that tolerance, fruit of charity, which is the basis of Spiritism, imposes as a duty to respect all beliefs. Wanting to be accepted freely by conviction and not by constraint, proclaiming freedom of conscience a natural right imprescriptible says: If I'm right, everyone will eventually think like me if I am wrong, end up by thinking as others.

                Given these principles, not throwing stones at anyone, she will give no pretext for reprisals and let dissidents all responsibility for their words and deeds. "

                It still Kardec in this chapter that warns us:

                    "(...) There are plenty of intriguing pseudo-spiritualists who want to elevate themselves by pride, ambition or avarice; others estadeiem pretended revelations with the help of which seek to highlight and fascinate the imaginations too gullible.'s Also expected that, under false pretenses, individuals there who try to take over the helm, with the preconceived idea of ​​the ship do capsize, diverting it from its route. the vessel did not capsize, but could suffer losses as delays to be avoided . "

                We believe nothing to add to the words of Kardec, too clear and judicious. Why they conclude that true Spiritualist who will also be faithful to the Coding Kardec.

(Article originally published in the Bulletin in GEAE. 300)

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