Há tempo ainda
Dirijo-me a ti, sejas tu mulher-mãe ou homem-pai, a fim de que, juntos, alinhavemos algumas considerações a respeito do filho ou da filha que o Criador da Vida te concedeu, para que possas cooperar no processo de sua condução à felicidade.
Sabes, seja pelas informações da tua filosofia religiosa ou através dos teus pensares preocupados, que tens nobres quão graves compromissos com a alma conduzida aos teus cuidados.
Se te devotares, realmente, a esse labor, serás capaz de dar bom termo aos deveres aceitos por ti, desde os tempos em que te achavas no Mundo dos Espíritos.
Em verdade, não conheces, essencialmente, a intimidade do ser que te foi apresentado como filho ou filha. Em cada momento da convivência com essa criatura posta sob tua responsabilidade, vais te assenhoreando, pouco a pouco, das peculiaridades gerais que o caracterizam. Percebes, então, no contato continuado com tua cria, o quanto ela traz de surpreendente, de grandioso ou degradante, no comportamento que exterioriza.
Não sabes, é bem verdade, de que experiências procedem teus filhos. Ignoras quais sejam as bagagens que trazem no imo do ser. Nenhuma notícia obtiveste a respeito dos arquivos pretéritos dos teus rebentos. Podem estar renascidos no teu lar criaturas com características de Rasputin ou de Francisco de Assis, de Messalina ou de Teresa de Ávila, de Calígula ou de Gandhi, de San Martín ou de Napoleão.
Cada um chega para a convivência contigo, para o teu envolvimento, portando bagagens bem-aventuradas ou desafortunadas, que se constituíram ao longo do tempo, transformadas, hoje, na auto-herança, o que bem se pode entender como o “pecado original”, referido nos textos da Bíblia judaica, uma vez que ninguém herda erros ou virtudes de quem quer que seja, mas de si próprios. Tanto os tormentos íntimos quanto as excelentes virtudes procedem do passado espiritual do próprio indivíduo.
Com base nessas considerações, dedica-te a observar, ó pai, ó mãe, as marcas morais dos teus pequenos, procurando identificar, do melhor modo possível, o caráter desses seres que Deus destinou aos teus braços dedicados, aos teus cuidados responsáveis.
Desconhecendo a intimidade da tua criança, trabalharás como psicólogo doméstico, quase nunca com êxito, se ignoras que ela não passa de um Espírito reencarnado chegado ao mundo com necessidades evolutivas de vulto.
Que fizestes do filho confiado a vossa guarda? indagar-te-á o Criador, no âmago da tua consciência. E terás dificuldade para justificar qualquer displicência ou postura inadvertida, tendo agido como “laissez-faire” perante os necessários deveres não atendidos.
Importante, meu irmão ou minha irmã, que, ao te postares diante do teu filho no empenho de educá-lo, agora identificado com sua realidade de um ser encarnado, tenhas atenção cuidadosa para com os materiais que utilizarás para influenciar sobre seus destinos, que o Criador conta que sejam elementos positivos.
No que se refira ao campo profissional, procura não induzi-lo a centralizar seu pensamento no dinheiro que poderá ganhar, uma vez que podes verificar que a profissionalização do indivíduo na sociedade exprime as possibilidades de que se exercite no espírito de cooperação com o progresso social.
Ensina-lhe que o dinheiro é necessário à vida no mundo, mas que o propósito fundamental do labor profissional deve ser o da utilidade, pondo sempre as realizações de “Cezar” a serviço de Deus. Aí, então, o trabalho dar-lhe-á grandeza d´alma e valor social, sob a tua amadurecida orientação.
Na esfera da vida social, necessário é que aprenda a respeitar as leis constituídas, a respeitar também os semelhantes, sejam crianças ou jovens como ele próprio, sejam pessoas maduras ou idosas.
Busca sensibilizá-lo para o exercício da fraternidade, para que se dedique a fazer amigos, mantendo sua alegria de viver, nos planos da dignidade ética, da nobreza moral, passando a compreender que os maus exemplos dos outros não devem servir-lhe de exemplos.
Insufla-lhe, por meio da tua própria vivência, o amor à verdade, o trato permanente com a honestidade, para que não venha a guardar remorsos e vários outros conflitos que perturbam a alma.
No convívio contigo, trata de acompanhar de perto teu filho ou tua filha, desenvolvendo neles, desde a fase infantil, o costume do diálogo, da confiança recíproca. Não atires tua criança aos excessos de qualquer teor.
Esforça-te, consciente quanto és dos percalços do caminho humano, para não expor seus corpos desnudados à vaidade, seja em nome da moda contemporânea, seja por mero exibicionismo que recolhe os aplausos mentirosos da excitação, aplausos que costumam agradar aos pais e abrir agigantados fossos morais para o futuro. Nesses eventos se ocultam as garras poderosas e babosas da pedofilia que não poupará teu filho, quer física quer psiquicamente.
Trabalha em teu rebento os valores positivos que nele encontres. Dá-lhe reforços felicitadores dizendo que gostaste de alguma atitude, de alguma realização de sua autoria. Confirma que ele foi feliz nesse ou noutro lance do caminho, não deixando de lado tal ensejo. Não justifiques que ele não fez mais do que a própria obrigação, uma vez que conheces agigantado número de pessoas que, mundo afora, não cumpre os próprios deveres.
Então, torna-se indispensável incentivar esse valor onde e quando ele apareça. Vale também ouvir suas idéias e opiniões, ainda quando se mostrem imaturas, ainda quando não te pareçam racionais ou próprias para a questão em apreço.
Concede-lhe, por tua vez, o direito de discordar dos teus pontos de vista, substituindo o poder do autoritarismo violento pela autoridade, naturalmente construída no dia-a-dia do respeito, da amizade, posto que te tornarás o amigo mais próximo do teu rebento.
Ouve os teus filhos com respeito e fala-lhes sobre o que pensas e porque pensas, expressando a tua experiência de vida, a tua maturidade estruturada ao longo dos anos de incontáveis refregas cotidianas, admitindo que eles têm seus próprios pensamentos e que trazem na intimidade espiritual os indícios dos caminhos que deverão seguir, quando detenham maturação para fazê-lo.
No âmbito da vida íntima, acompanha as inclinações da cada filho e, caso percebas e constates que são tristes, deprimidos, ansiosos, trabalha para dar-lhes o devido apoio, o que muitas vezes lhe indicará a necessidade de algum profissional compatível com tipo de dificuldade que apresente. Se se apresentarem sinais de uma sexualidade nada convencional, evita aturdir-te como se já fosse o fim do mundo.
Identificando em teu filho, ou em tua filha, expressões de voracidade sexual, posturas sexuais inversivas ou apatias sexuais, pensa na melhor forma de auxiliá-lo, resguardando-o, porém, com teu atencioso carinho, evitando expô-lo nas vitrinas dos escândalos, resistindo aos pruridos do orgulho que costumam indicar posições violentas, sejam de indiferença, sejam de agressividade.
Vale a pena buscar entendê-lo sem repressões, orientá-lo apoiado na tua própria experiência vivencial. Caso haja manifestações da homossexualidade ou da heterossexualidade atormentadas, saibas que ambas te requisitam cautela na abordagem. Pedem-lhe o acompanhamento seguro da amizade e do respeito, no empenho de diluir ao máximo qualquer dificuldade dessas manifestações proveniente.
Não o achincalhes, não lances mão da agressividade; evita constrangê-lo com chistes ou troças francamente dispensáveis e anacrônicas. Cada pessoa sabe o que sente e como sente, mesmo que, muitas vezes, não saiba explicar a procedência do que registra, a origem de seus conflitos.
Convicto de que é exceção no mundo o número dos que estão indenes aos desarranjos da vida sexual, respeita teus filhos, quando estejam atravessando fases complexas ou torturantes no campo da sua sexualidade, ouvindo-os, sentindo-os, seguindo com eles estrada afora, auxiliando-os no terreno da definição emocional, mesmo que com lágrimas ou dores morais, certo de que ainda há tempo de contribuíres para o mundo melhor que todos anelamos, exatamente porque Deus confiou em ti, pai ou mãe, entregando-te um ou mais dos Seus filhos amados, em fase de reconstrução interior, na rota da felicidade.
Medita, pois, sobre tudo o que tens permitido enredar os teus filhos na caminhada terrena. Reflete quanto à qualidade de tudo isso e aprende a interferir para iluminar, a agir para renovar, a opinar para reerguer do chão planetário a ti mesmo e aos teus irmãos, colocados ao teu lado na condição de filho ou filha pelos vínculos corporais.
É ainda tempo de confirmar que a páter-maternidade é um dignificante quão abençoado exercício de cooperação com as terrenas leis do nosso Criador.
Camilo (espírito)
Fonte: Mundo Espírita
Mensagem psicografada pelo médium Raul Teixeira
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
There is still time
I appeal to you, be you man or woman-mother-father, so that, together, alinhavemos some considerations about the son or daughter of the Creator of Life has given you, so you can co-operate when your driving happiness.
You know, it is for the information of your religious philosophy or through your worried you think, how noble you have serious commitments to the soul led to your care.
If you devote yourself, really, in this work, you will be able to successfully complete the duties accepted by thee, from the days when you achavas in the Spirit World.
In fact, you do not know, essentially the intimacy of being that I was shown as a son or daughter. In every moment of life with this creature put under your responsibility, you'll assenhoreando, little by little, the peculiarities that characterize general. You understand, then, in continuous contact with your builds, how much it brings surprising, grandiose or degrading behavior that externalizes.
Do not know, it is true, that thy children shall experience. Knowest namely that bring the baggage of being in imo. No news as to have obtained the files of your shoots past tenses. May be reborn in your home creatures with characteristics of Rasputin or Francis of Assisi, Messalina or Teresa of Avila, of Caligula or Gandhi, San Martín or Napoleon.
Each comes to living with you for your involvement, carrying luggage blissful or unfortunate, that formed over time, transformed today in self-inheritance, which can well understand how the "original sin" referred to in the text of the Jewish Bible, since no one inherits errors or virtues of anyone but themselves. Both inner torment as excellent virtues proceed from the individual's own spiritual past.
Based on these considerations, dedicated to observe you, O father, O mother, the moral of your small brands, seeking to identify, in the best way possible, the character of these beings that God intended with your arms dedicated, responsible for your care.
Unaware of the intimacy of your child, domestic labor as a psychologist, almost never successful if you ignore that it is just a reincarnated spirit come into the world with changing needs major.
You did the child entrusted to your custody? you will ask the Creator, the core of your consciousness. And you will have difficulty justifying any carelessness or inadvertent stance, having acted as "laissez-faire" before the necessary duties not met.
Importantly, my brother or my sister, that when you postares before thy son in an effort to educate you, now identified with its reality of an incarnate being, you have to careful attention to the materials that utilizarás for influence over their destinies, that Creator account that are positive elements.
In referring to the professional field, looking not induce you to centralize your thoughts on what you can earn money, since you can verify that the professionalization of the individual in society expresses the possibilities of that exercise in the spirit of cooperation with social progress .
Teach him that the money is needed for life in the world, but that the fundamental purpose of professional work should be of utility, always putting the achievements of "Cezar" in the service of God. Here, then, the work will give you greatness of soul and social value, matured under your guidance.
In the sphere of social life, it is necessary that you learn to respect the laws established, respected also similar, whether children or young people like himself, people are mature or older.
Search sensitize him to pursue the fraternity, which is dedicated to making friends, keeping his joie de vivre, plans dignity ethics, moral nobility, going to realize that the bad examples of others should not be his examples .
Breathe you, through your own experience, love of truth, the deal permanent with honesty, that will not save remorse and various other conflicts that disturb the soul.
In living with you, is to closely monitor your son or your daughter, developing them from the infant stage, the custom of dialogue, mutual trust. Do not throw your child to the excesses of any content.
Force yourself, as you are aware of the pitfalls of the human journey, not to expose their naked bodies to vanity, whether in the name of contemporary fashion, either by mere exhibitionism that collects the applause of liars excitement, applause that usually appeal to parents and gigantic open Moats moral for the future. In these events lurk powerful claws and slimy pedophile who will spare your son, both physically and psychically.
Works on your offspring positive values that it encontres. Give him reinforcements felicitadores saying that you liked some attitude, some achievement of his own. Confirms that he was happy that another bid or path, leaving aside such opportunity. Not justifiques he did no more than the obligation itself, once you know gigantic number of people, worldwide, does not fulfill its duties.
So, it is essential to encourage this value whenever and wherever it appears. Vale also hear their ideas and opinions, even when they show immature, even when you do not seem rational or appropriate for the issue at hand.
Grant you, for your time, the right to disagree with your views, replacing the power of violent authoritarianism authority naturally built in day-to-day respect, friendship, since you will become the closest friend of your offspring.
Listen to your children with respect and talk to them about what you think and why you think expressing your life experience, your maturity structured over the years in countless skirmishes daily, assuming they have their own thoughts and they bring the intimacy evidence of spiritual paths that should follow, where they hold maturation to do it.
Within the intimate life, follows the inclinations of each child, and if they perceive and constates are sad, depressed, anxious, works to give them appropriate support, which often will indicate the need for some type of professional supports difficult to present. If you show signs of an unconventional sexuality, avoids stun you as if it were already the end of the world.
Identifying with your son, or thy daughter, expressions of sexual voracity, inversivas sexual postures or sexual apathy, thinks the best way to help him, protecting him, but with your attentive care, avoiding exposing it in the windows of scandals , resisting rashes pride that usually indicate violent positions, are of indifference, be aggressive.
It is worthwhile to seek to understand it without repressions, supported guide you in your own life experience. If there are manifestations of homosexuality or heterosexuality tormented, know that both of you ordering cautious approach. They ask you safe monitoring of friendship and respect, in an effort to dilute the most of any trouble from these demonstrations.
Not achincalhes no bids aggressiveness hand; avoids embarrass him with jokes or exchanges frankly expendable and anachronistic. Each person knows how you feel and how you feel, even if often not aware that explain the origin of records, the source of their conflicts.
Convinced that is in the world except the number of disorders that are harmless to the sexual life, respect your children when crossing phases are complex or tortured in the field of sexuality, listening to them, feeling them, following them down the road, assisting them in defining emotional terrain, even with tears or moral pains, certain that there is still time to contribuíres better world we all yearn for, just because God trusted you, the parent, giving you one or more of His beloved children, undergoing reconstruction interior, on the route to happiness.
Meditate therefore on what you have allowed your children entangling the earthly journey. Reflects the quality of it all and learn how to intervene to illuminate, to act to renew, to opine to rebuild from the ground planetary thyself and thy brethren, placed next to you on the condition that the child bodily ties.
It is still time to confirm that the pater-motherhood is a dignified how blessed exercise in cooperation with the earthly laws of our Creator.
Camilo (spirit)
Source: World Spiritist
Post psychographic by medium Raul Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário